Este blog tem a finalidade de fazer trocas com os colegas. E postar contribuições de meu conhecimento para enriquecer a minha formação e a do grupo de cursistas. Também para orientação de atividades de meus alunos.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Torre de Hanoi
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Equaçao do primeiro grau
Resolva equações utilizando estratégias com balanças. clique aqui.
Desenvolva e amplie seus conhecimentos sobre equações lineares, comparando suas propriedades através de balanças e debatendo problemas.
E agora resolva equações utilizando as propriedades sem balança. Os botões vermelhos servem para escolher a operação que deve ser realizada e escreva junto da seta o valor da operação. Em cada passo você terá que escrever a nova equação. Você poderá obter ajuda no botão help, mas perderás pontos. Veja o exemplo abaixo:
Angulos opostos pelo vertice
O programa ÂngulosOPV, proporciona uma compreensão maior na aprendizagem de ângulos opostos pelo vértice. Também proporciona atividades e desafios, sobre o tema, para os alunos anotar e resolver em seus cadernos.
sábado, 8 de novembro de 2008
Alunos do Milton Pacheco na 2ª etapa da olimpiada da matematica
Soma dos angulos internos de um triangulo
Orientações para atividades:
Trabalhe de forma interativa com triângulos e seus ângulos internos, clique aqui .
Após exercite seus conhecimentos jogando o jogo Gp Triângulos. O programa leva o aluno a buscar uma forma mais rápida e fácil de calcular os ângulos internos de um triângulo de maneira divertida e emocionante.
domingo, 26 de outubro de 2008
Aprendendo matematica atraves da leitura
Aprendendo a matemática através da leitura trata-se de um projeto desenvido em uma turma de 6ª série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco. Fiz a proposta aos alunos a leitura de um livro que trata de assuntos de matemática, O Diabo dos Números, através da leitura então a confecção de resumos e mapas conceituais no programa virtual Cmap. Incentivando assim o hábito a leitura, a escrita, a curiosidade em relação à matemática, a formar relações, a introdução digital dos alunos, etc.Escolhi este livro por se tratar de uma leitura agradável, obtendo uma linguagem de fácil compreensão e por ser subdividido em sonhos o que facilitaria o desenvolvimento do trabalho.
Como metodologia o livro foi sorteado na turma, este acontecia de dois em dois dias, mantendo um rodízio do livro por três meses, o aluno sorteado após a leitura escreveu um resumo sobre os sonhos lidos por eles. Neste período também mantive a frequência da turma no ambiente de informática, uma das atividades desenvolvidas, foi a de um mapa conceitual sobre o ensino da matemática. Após estes três meses começamos a construção dos mapas por grupos sobre a leitura do livro, os mapas ficaram incríveis, concluindo então o trabalho com a construção de outro mapa no pátio com a turma toda, que usou seus mapas já construidos como apoio para a realização do mapa de conclusão.
O trabalho teve sucesso e os objetivos propostos foram alcançados.
Orientação professora: Fabiana Godinho Bender de Moura
Orientação voluntária: Luiz Renato Godinho
Piada sobre algebra
Algebra
A loira vai buscar o filho na escola e pergunta: -Como foi a aula hoje? -Foi legal mamãe. Hoje nós aprendemos álgebra -Que bonitinho! Então mostra pra mamãe como se fala ``bom dia`` em álgebra.Não quero incentivar nenhum tipo de preconceito, o fato é que a álgebra para muitos, loiros, morenos, ruivos,negros,etc, é um bicho de 7 cabeças, e não conseguem dar significado em suas aprendizagens. O uso de jogos, material concreto, e o uso das novas tecnologias podem ser bons aliados.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Mapas conceituais e matemática
No ano de 2007, participei de um curso, com a Anilda(NTE), sobre mapas conceituais.
Confesso que eu não possuía uma visão muito clara de como introduzir à construções de mapas na disciplina de matemática. No desenvolver do curso, construímos alguns mapas, e adquiri a consciência de que esta ferramenta é ótima para desenvolver raciocínio lógico, trabalhar com textos, construir textos e construir relações.
Como a matemática está relacionada com tudo que diz respeito a quantidades, formas, sistematizações, informar de forma clara, precisa e sintética, ou seja, a matemática está em tudo.
Mudei minha visão, passando a acreditar que os mapas conceituais, por desenvolver raciocínio lógico e formar relações, tem tudo haver com a matemática.
Em anexo um mapa construído em 2007 e outro em 2008 por alunos da 6ª série.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Aos amigos
Aos amigos é um vídeo postado no blog do curso de formação de professores, introdução à educação digital no ambiente linux.
É um amor! E uma lição que devemos obter dos animais.
"Com amor e carinho podemos vencer as diferenças e convivermos em harmonia".
Tenho cães e gatos que convivem em harmonia, mais que isto, se protegem e se tratam com carinho.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Compartilhando vivências
Como é gostoso, estar aqui, agora, fazendo uma postagem.
Andei um pouco ausente, nos últimas dias, estive contornando o tempo.
Desenvolvi um trabalho com uma turma de 7ª série, dentro do projeto Nepso: Nossa escola pesquisa sua opinião. Este projeto incentiva o uso da pesquisa como instrumento de ensino, em resumo ele acontece da seguinte maneira: os alunos escolhem o tema de acordo com os seus interesses; busca-se informações sobre o assunto(palestras, depoimentos, internet, etc.); se escreve o projeto juntamente com os alunos, eles é que sabem porque querem pesquisar determinado tema e onde querem chegar; constróe-se um questionário e desenvolve-se uma pesquisa de opinião; se tabula os dados, constróem-se tabelas e gráficos; se faz a interpretação dos dados e monta-se a apresentação do projeto, com maquetes, apresentações artísticas, etc.
É perfeito para trabalhar de forma interdiciplinar.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Pensamento
Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembra-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.
(Autor desconhecido)
A educação nos dias de hoje está em crise, escutamos em todo canto, através de todos meios de comunicação, sobre melhoria da qualidade de ensino. Acredito que a grande vilã seja a falta de interesse dos alunos pela aprendizagem, e que este desinteresse seja fruto da falta de mudança da educação, que acontecem por toda parte de forma rápida nos dias de hoje, na maioria das vezes se ensina da mesma maneira de décadas atrás, utilizando a mesma cartilha(mesma lista de conteúdos).
Seria bom refletir sobre a questão "Para que estamos ensinando nossos alunos, será que estamos preparando eles para a vida?".segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Pesquisa na internet
writer
Chamo atenção para o uso da ferramenta que salva os arquivos em pdf, com esse auxílio ficou fácil proteger nossos trabalhos de plágio.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Netiquetas
Para se ter obter uma boa conviência em sociedade devemos respeitar algumas regras de etiqueta como não arrotar em um restaurante, avisar com antecedência uma visita, etc... Também é importante seguir algumas regras de netiqueta no ambiente virtual, para que tenhamos um ambiente agradável para navegar, como facilitar o acesso de e-mails informando o assunto tratado, uso de smylles, etc...
Boa viagem pela
Desenvolvendo a álgebra através de embalagens
Com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes e produtivas desenvolvi com a minha turma de 7ª série a planificação de caixinhas(prismas quadrangulares e retangulares), relacionando operações de monômios com perimetros e áreas.
1ª atividade: distribuir letras para as medidas(medidas iguais têm letras iguais).
2ª atividade: encontrar a expressão algébrica que representa o perimetro da caixa planificada.
3ª atividade: encontrar a área individual de cada retângulo que forma a caixa.
4ª atividade: encontrar a área total da caixinha.
5ª atividade: medir com a régua as medidas que correspondem as letras escolhidas para representar as medidas da caixinha.
6ª atividade: calcular o valor numérico das expressões algébricas do perímetro e das áreas encontradas.
Este trabalho foi desenvolvido em três períodos, realizado em dupla, a organização no segundo dia foi bem melhor que o primeiro, pois os alunos precisam se adaptar a aulas em que eles constróem o conhecimento e não ficam apenas de espectadores. Com o tempo eles se adaptam, as aulas ficam mais interessantes e produtivas e a relação professor-aluno melhora.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
A utilização do Blog na educação
O artigo Linkado nos oferece mais um encorajamento para a utilização de blogs na educação como instrumento de grande potencial para ampliar a comunicação com os alunos. Boa leitura!
Kid Vinil Zeca Baleiro
domingo, 10 de agosto de 2008
blogs na educação
Pretendo aprender a explorar da melhor maneira os blogs para que possa introdulizilos na minha prática, como mais um instrumento que venha potencializar de forma positiva minha atividade como educadora.