terça-feira, 19 de agosto de 2008

Desenvolvendo a álgebra através de embalagens


A introdução à álgebra na 7ª série do ensino fundamental muitas vezes é bem traumatizante para os alunos, geralmente a álgebra é trabalhada de modo mecânico através da decoreba. Eles tem que aprender a trabalhar com letras e números sem ver sentido no que estudam, sendo assim, não desenvolve-se uma aprendizagem significativa, oque torna a matemática difícil e tediosa.
Com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes e produtivas desenvolvi com a minha turma de 7ª série a planificação de caixinhas(prismas quadrangulares e retangulares), relacionando operações de monômios com perimetros e áreas.
1ª atividade: distribuir letras para as medidas(medidas iguais têm letras iguais).
2ª atividade: encontrar a expressão algébrica que representa o perimetro da caixa planificada.
3ª atividade: encontrar a área individual de cada retângulo que forma a caixa.
4ª atividade: encontrar a área total da caixinha.
5ª atividade: medir com a régua as medidas que correspondem as letras escolhidas para representar as medidas da caixinha.
6ª atividade: calcular o valor numérico das expressões algébricas do perímetro e das áreas encontradas.
Este trabalho foi desenvolvido em três períodos, realizado em dupla, a organização no segundo dia foi bem melhor que o primeiro, pois os alunos precisam se adaptar a aulas em que eles constróem o conhecimento e não ficam apenas de espectadores. Com o tempo eles se adaptam, as aulas ficam mais interessantes e produtivas e a relação professor-aluno melhora.

Nenhum comentário: