domingo, 26 de outubro de 2008

Aprendendo matematica atraves da leitura


Aprendendo a matemática através da leitura trata-se de um projeto desenvido em uma turma de 6ª série, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco. Fiz a proposta aos alunos a leitura de um livro que trata de assuntos de matemática, O Diabo dos Números, através da leitura então a confecção de resumos e mapas conceituais no programa virtual Cmap. Incentivando assim o hábito a leitura, a escrita, a curiosidade em relação à matemática, a formar relações, a introdução digital dos alunos, etc.Escolhi este livro por se tratar de uma leitura agradável, obtendo uma linguagem de fácil compreensão e por ser subdividido em sonhos o que facilitaria o desenvolvimento do trabalho.
Como metodologia o livro foi sorteado na turma, este acontecia de dois em dois dias, mantendo um rodízio do livro por três meses, o aluno sorteado após a leitura escreveu um resumo sobre os sonhos lidos por eles. Neste período também mantive a frequência da turma no ambiente de informática, uma das atividades desenvolvidas, foi a de um mapa conceitual sobre o ensino da matemática. Após estes três meses começamos a construção dos mapas por grupos sobre a leitura do livro, os mapas ficaram incríveis, concluindo então o trabalho com a construção de outro mapa no pátio com a turma toda, que usou seus mapas já construidos como apoio para a realização do mapa de conclusão.
O trabalho teve sucesso e os objetivos propostos foram alcançados.
Orientação professora: Fabiana Godinho Bender de Moura
Orientação voluntária: Luiz Renato Godinho

Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito legal,todos os projetos que a professora Fabiana fez,principalmente o do Diabo dos números,todos os jogos,leitura, equações e mapas que fizemos foi muito legal!!!