segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pesquisa na internet


Para fazermos pesquisa na internet devemos utilizar alguns métodos de navegação, para que a pesquisa seja eficiente e rápida. A internet representa acesso a informação de forma rápida e prática, pode ser muito útil para o processo de aprendizagem, mas corremos o risco de naufragarmos no meio de tanta informação, por isto devemos utilizar métodos de pontuação como:informática+educação para encontrar artigos que relacionem à prática da informática dentro da educação, facilitando assim o acesso a informação de interesse.

writer


A leitura indicada na tarefa à distância do curso de introdução ao linux, configura um roteiro detalhando passo a passo sobre o uso do programa writer. Acredito que vale a pena salvar este material pois ele pode ser muito útil futuramente, no desenvolvimento do trabalho didático no dia à dia.
Chamo atenção para o uso da ferramenta que salva os arquivos em pdf, com esse auxílio ficou fácil proteger nossos trabalhos de plágio.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Netiquetas


Para se ter obter uma boa conviência em sociedade devemos respeitar algumas regras de etiqueta como não arrotar em um restaurante, avisar com antecedência uma visita, etc... Também é importante seguir algumas regras de netiqueta no ambiente virtual, para que tenhamos um ambiente agradável para navegar, como facilitar o acesso de e-mails informando o assunto tratado, uso de smylles, etc...
Boa viagem pela

Desenvolvendo a álgebra através de embalagens


A introdução à álgebra na 7ª série do ensino fundamental muitas vezes é bem traumatizante para os alunos, geralmente a álgebra é trabalhada de modo mecânico através da decoreba. Eles tem que aprender a trabalhar com letras e números sem ver sentido no que estudam, sendo assim, não desenvolve-se uma aprendizagem significativa, oque torna a matemática difícil e tediosa.
Com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes e produtivas desenvolvi com a minha turma de 7ª série a planificação de caixinhas(prismas quadrangulares e retangulares), relacionando operações de monômios com perimetros e áreas.
1ª atividade: distribuir letras para as medidas(medidas iguais têm letras iguais).
2ª atividade: encontrar a expressão algébrica que representa o perimetro da caixa planificada.
3ª atividade: encontrar a área individual de cada retângulo que forma a caixa.
4ª atividade: encontrar a área total da caixinha.
5ª atividade: medir com a régua as medidas que correspondem as letras escolhidas para representar as medidas da caixinha.
6ª atividade: calcular o valor numérico das expressões algébricas do perímetro e das áreas encontradas.
Este trabalho foi desenvolvido em três períodos, realizado em dupla, a organização no segundo dia foi bem melhor que o primeiro, pois os alunos precisam se adaptar a aulas em que eles constróem o conhecimento e não ficam apenas de espectadores. Com o tempo eles se adaptam, as aulas ficam mais interessantes e produtivas e a relação professor-aluno melhora.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A utilização do Blog na educação

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, IV a.c.)

O artigo Linkado nos oferece mais um encorajamento para a utilização de blogs na educação como instrumento de grande potencial para ampliar a comunicação com os alunos. Boa leitura!

Kid Vinil Zeca Baleiro

No meu ponto de vista esta musica Kid Vinil,do Zeca Baleiro, retrata bem à situação da educação em relação as novas tecnologias (embora idolatre Bill Gates de forma ingênua e ignore seu monopolismo), mostrando a resistência à utilização das mesmas. Essa resistência impede o progresso e significa a perda das inumeras vantagens que os tic's trazem para o progresso da educação e evolução humana. Nunca se teve acesso tão fácil a informação e tanta facilidade de comunicação. Desta forma nos resta aproveitar.

domingo, 10 de agosto de 2008

blogs na educação

Apesar de não ter utilizado até hoje blogs, acredito que seja um instrumento de grande poder para aproximar professores e alunos, despertar curiosidade e interesse, incentivar a participação e realizar a inclusão digital. Tenho utilizado o laboratório de informática nas minhas atividades pedagógicas para desenvolver atividades de matemática e criar e-mails para trabalhar valores atávés de mensagens e nos enviarmos recados, além de reservar 10 minutos de cada aula para assuntos de interesses próprios que podem ser utilizados com forme as necessidades dos alunos; mostrando assim respeito e consideração pela individualidade deles; e os resultados obtidos sempre foram maravilhosos, minha relação com os alunos melhorou muito.
Pretendo aprender a explorar da melhor maneira os blogs para que possa introdulizilos na minha prática, como mais um instrumento que venha potencializar de forma positiva minha atividade como educadora.